Ads Top

Winx Club - Curiosidades e Controvérsias

Se você ama assuntos de "bastidores" e adora ler curiosidades, reunimos tudo isso aqui. Essa página ainda pode sofrer alterações com tempo!


Winx foi o primeiro desenho italiano a ser exibido nos Estados Unidos, quando a "4Kids" adquiriu os direitos de exibição. O canal também fez alterações no desenho como forma de americanizá-lo. 

As mudanças partiram de  abertura, onde ganharam uma nova música exclusiva e mudanças de cena (você pode conferir a abertura da 4Kids por aqui); nomes, como por exemplo, a terra natal de Bloom, que originalmente se chama Domino e foi alterado para Sparks, assim como Aisha foi alterado para Laya e até mesmo o formato original do desenho.


Confira abaixo todas as alterações feitas:
  • Enchantix é mudado grandemente e sua música é muito diferente;
  • Apenas partes da transformação são mostradas;
  • Pó de fada não é visto, apenas partes dele;
  • O nome de Valtor é alterado para Baltor;
  • Solaria é trocado por Valeria no jogo da primeira temporada;
  • Os nomes de Linphea, Zenith e Melody não são mencionados;
  • Andros é alterado para Tides;
  • Aisha se torna Layla;
  • Miele se torna Rose;
  • Dominó é trocado por Sparks.

A 4Kids exibiu as três temporadas do desenho até o dia 22 de setembro de 2007, sendo removido de sua grade logo após. Voltou à programação da TV 4Kids em 12 de abril de 2008 e foi ao ar até 27 de dezembro de 2008. Em 18 de julho de 2009, foi ao ar na CW4Kids, no bloco de programação da CW, até 17 de julho de 2010.

Na versão americana, temos atualmente 4 versões de dublagem: a inicial, da 4Kids, a segunda dublagem, feita pela Cinelume em parceria com a Rai Due, que começou a respeitar os padrões originais do desenho, a da Nickelodeon, e agora, a Duart, que assumiu a partir da sétima temporada. A segunda dublagem (Cinelume), foi transmitida em Cingapura e é caracterizado como uma faixa do idioma Inglês alternativo em vários lançamentos europeus em DVD.


No Brasil, o desenho foi exibido inicialmente pelo Cartoon Network, e logo em seguida, foi exibido simultaneamente pela Boomerang (que pertence ao mesmo grupo), e SBT (TV aberta). O desenho teve forte audiência e resultou em um grande licenciamento no país durantes seus primeiros anos, tendo como principais empresas ao seu lado a Mattel, que trouxe toda a linha de bonecas lançadas no exterior para o país, e a Panini que além de lançar os dois primeiros álbuns de figurinhas, ficou 2 anos fazendo a publicação mensal das HQ's italianas.


As Winx eram um grande fenômeno em números de audiência e chegaram a ganhar diversas vezes o famoso "Votatoon", onde o público do Cartoon Network escolheria qual desenho eles queriam que fosse maratonado a tarde inteira. Infelizmente, tudo começou a mudar a partir da exibição da terceira temporada, por razões nunca explícitas, a Panini decidiu parar a publicação mensal das revistas e consequentemente não lançou o álbum referente ao terceiro ano do desenho. A Mattel por sua vez, continuou o lançamento de bonecas e trouxe as Enchantix para o Brasil. O contrato com a 4Kids chegando ao fim, e a Rainbow interessada em sua própria linha de bonecas, resultaram no fim da parceria com a Mattel, afetando todos os países em que a linha era revendida.

Por questões burocráticas e até mesmo perda de interesse, o primeiro filme das Winx não foi exibido nos cinemas e nem na TV do Brasil. Entramos numa época de reprises eternas da primeira e segunda temporada no SBT (que não conseguiu os direitos da terceira temporada). O Cartoon Network, resolveu por sua vez, bater o martelo e continuar exibindo o desenho, adquirindo assim a quarta temporada do desenho. O processo de dublagem foi iniciado e finalizado, e o canal, por razões implícitas começou a exibição da mesma sem nenhum tipo de aviso, deixando fãs revoltados.

Começou a ser firmada a parceria entre a Viacom e a Rainbow, e a Cartoon Newtwork ciente do mesmo, cortou a exibição do desenho novamente sem aviso prévio. Na época, houveram boatos de que era problema na dublagem, e até a atriz Jullie Vasconcellos esteve envolvida. Depois de muito tempo sem se pronunciar, o canal começou dizer que "o desenho seria exibido em outro canal" após os fãs começarem a fazer mutirões em redes sociais.


Quase um ano depois, foi fechada e revelada ao público a grande parceria entre a Nickelodeon e a Rainbow, trazendo assim, novamente o desenho ao país, com forte licenciamento que durou até 2013.  Atualmente, após o fim dessa parceria, o desenho continua sendo exibido no país pela TV Cultura, onde vem rendendo bons índices de audiência.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.